O que está a acontecer...

Notícias

O Professor José Ferreira Gomes licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial pela Universidade do Porto no ano de 1970, tendo obtido o grau de mestre em Matemática em 1973 pela Universidade de Oxford (Reino Unido). Na mesma instituição, obteve o grau de doutor em Química Teórica em 1976. Realizou ainda um mestrado em Gestão Universitária na Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha).
Desde 1985 que desempenhou o papel de docência de Química na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto enquanto Professor Catedrático desta Instituição. Encontrando-se aposentado desde o dia 1 de junho de 2013.
Não obstante a sua dedicação à docência esteve envolvido em projetos de investigação, conselhos científicos, conselhos gerais e desempenhou funções de presidência e vice-presidência da mais diversa índole. É autor de mais de 100 artigos científicos indexados, os quais contam com mais de 1600 citações.
Destaca-se ainda o seu envolvimento social e político no que concerne a assuntos relativos à educação e ensino superior, tendo desempenhado funções enquanto Secretário de Estado do Ensino Superior dos XIX e XX Governos Constitucionais. Foi também nomeado Vice-Reitor da Universidade do Porto, desempenhando funções entre 1998-2006.
José Ferreira Gomes é ainda o coordenador nacional do Ano Internacional da Tabela Periódica, que se realiza em 2019, e neste sentido a química e a geologia encontram o que as une.
É com enorme prazer e agradecimento que damos as boas-vindas ao Professor Doutor José Ferreira Gomes ao painel de oradores do CIG2019.

Jefe del Departamento de Medio Ambiente del Servicio de Criminalística de la Guardia Civil.
Responsable del análisis criminalístico de suelos, con más de 15 años de experiencia.
Participante del grupo de trabajo del APST (Animal, Plants and Soil Trace) de ENFSI (European Network of Forensic Science Institute) y del proyecto MiSAFE, así como miembro investigador del Instituto Universitario de Investigación en Ciencias Policiales (IUICP).
Impartición de ponencias sobre “Análisis Criminalístico de Suelos en distintas instituciones y Universidades (Master de Criminalística de la Universidad Autónoma de Madrid, Ilustre Colegio Oficial de Químicos, asignatura de Química Forense del Grado de Química de la Facultad de Ciencia de la UAM, Instituto Universitario de Investigación en Ciencias Policiales, Grupo Trabajo APST, Universidad Internacional del Mar-Universidad de Murcia).
Publicaciones: “Forensic Soil Analysis: Case Study of looting at a Roman-Visigothic Burial Vault”. Capítulo 4 en Soil in Criminal and Environmental Forensics (Proceedings of the Soil Forensics Special, 6th European Academy of Forensic Science Conference, The Hague). Kars- van den Eijkel (The Netherlands) Springer International Publishing, Switzerland, 2016.ISBN 978-3-319-33113-3
Mucho agradecimos a Enrique Santillana su disponibilidad para ser conferencista en el CIG2019.

Mário A. Gonçalves licenciou-se em Geologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1989, tendo iniciado a sua carreira profissional como geólogo na EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, onde desenvolveu trabalho de prospecção mineira em sienitos nefelínicos e em mineralizações de Au. Em 1992 regressa à FCUL e à carreira académica tendo-se doutorado em 2004 e agregado em 2018 pela UL, sendo actualmente Professor Auxiliar no Departamento de Geologia. Iniciou trabalho de investigação em mineralizações hidrotermais de Au, mas foi no domínio do tratamento numérico de dados de prospecção geoquímica em solos, sedimentos e rochas, onde propôs e aplicou métodos multifractais na definição da distribuição e indentificação de anomalias geoquímicas, que desenvolveu parte do seu trabalho mais relevante, de que resultaram convites para sessões na EGU, e mais recentemente, na organização de sessões nas conferências Goldschmidt em 2017 e EGU2019, bem como na edição de um número especial da revista Ore Geology Reviews, a sair em breve.
É actualmente membro do Editorial Advisory Board da revista Natural Resources Research (Springer-Nature), vice-presidente da Comissão Executiva da infraestrutura C4G da rede nacional de infraestruturas, e representante na EPOS-ERIC, e membro da Comissão de Comunicação da European Association of Geochemistry (EAG). Entre 2013 e 2015 foi membro do WP1 e do Steering Committee da rede ERECON, sobre a segurança na produção e abastecimento em terras raras para a UE, da Comissão Europeia.
É com enorme prazer e agradecimento que nos felicitamos pela disponibilidade do Professor Doutor Mário Abel Gonçalves em fazer parte do painel de oradores do CIG2019.

Sonia García de Madinabeitia formou-se na Universidade do País Basco (Licenciatura em 1998, Doutoramento em 2003) e desenvolveu a sua carreira profissional e docente nesta universidade, primeiro como responsável pela realização de análises elementares e isotópicas no Serviço de Geocronologia e Geoquímica Isotópica e posteriormente como Professora no Departamento de Mineralogia e Petrologia.
Tem uma vasta experiência na análise de diferentes tipos de amostras e na implementação de novas rotinas analíticas usando equipamentos de espectrometria de massa (TIMS, Q-ICP-MS, MC-ICP-MS) e sistemas de ablação laser. Tudo isso se reflete nas suas publicações que incluem estudos de material particulado atmosférico, trabalhos sobre geocronologia e geoquímica do soco Varisco do Maciço Ibérico, migrações de populações de atum ou a caracterização isotópica de depósitos minerais e restos arqueológicos no sul da Península Ibérica, entre outros.
Atualmente, está a trabalhar na implementação de protocolos para melhorar as técnicas de análise de ablação laser, ambas viradas para a datação U-Pb de minerais e a análise de relações isotópicas com deterioração mínima da amostra, especialmente de amostras com alto valor que não podem ser analisados ​​usando técnicas que exigem dissolução.
Es con gran placer que agradecemos la disponibilidad de la Profesora García de Madinabeitia para formar parte del panel de oradores de CIG2019.

Teresa Valente é licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro e Mestre em Ciências do Ambiente – Qualidade Ambiental pela Universidade do Minho. Em 2004 obtém o grau de doutor, na área de conhecimento em Geologia pela mesma Universidade. Atualmente é Professora Auxiliar c/ Agregação no Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho.
A experiencia profissional ultrapassa os 25 anos de serviço com vinculação a distintos organismos nacionais e internacionais. Durante a sua trajetória profissional desempenhou cargos em empresas de projeto e consultoria ambiental, e investigação e/ou atividades docentes em Universidades e Centros de Investigação internacionais.
As áreas de especialização enquadram-se âmbito dos processos de drenagem ácida, atividade mineira e Ambiente, segundo diferentes óticas e em distintos cenários. Neste contexto, conta com diversas participações em equipas de projetos de investigação nacionais e internacionais, privilegiando sempre contribuições nos domínios da geoquímica e mineralogia ambiental. Atualmente, a investigação de soluções de recuperação de solos degradados e o estudo do papel de nanopartículas naturais em drenagem ácida são os domínios científicos dos projetos em que participa ou coordena com parceiros nacionais e europeus. De igual forma, estas áreas, conjuntamente com as de remediação e valorização de passivos ambientais suportaram diversos projetos executados no âmbito de interações com empresas e entidades públicas.
Tem realizado diversas conferências internacionais e participado em grupos de trabalho relacionados com os temas das águas de mina, interação mineral-água, contaminação e monitorização em contexto mineiro, como por exemplo na Agência Internacional de Energia Atómica. É editora associada da revista Mine Water & Environment da IMWA (International Mine Water Association).
O grau de especialização e o reconhecimento internacional em torno dos temas de diagnóstico e modelação de processos de drenagem ácida demonstra-se também pela produção científica em revistas internacionais indexadas.
A organização muito agradece a disponibilidade da Professora Doutora Teresa Valente em aceitar fazer parte do painel de conferencistas do CIG2019.

Dr. en Geología (UCM) y experto en meteoritos, geología planetaria y astrobiología. Ha realizado varias estancias de formación e Investigación de las Universidades de Leeds (UK), Heidelberg (Alemania), Toronto (Canadá) y California-San Diego (EEUU).
Actualmente es Jefe del Grupo de Investigación de Meteoritos y Geociencias Planetarias del CSIC, Director del Laboratorio de Geociencias de Lanzarote, Director de la Red Española de Planetología y Astrobiología (REDESPA), Profesor Honorífico del Dpto. de Bioingeniería e Ingeniería Aeropespacial de la UC3M, Investigador Asociado del Laboratorio de Ciencias del Espacio de la Universidad de Hong Kong y Colaborador del Laboratorio de Habitabilidad Planetaria de la Universidad de Puerto Rico en Arecibo.
Realiza una intensa actividad de divulgación en revistas, museos (MNCN, Museo de las Ciencias de Castilla-La Mancha, Museo Elder, Casa de los Volcanes de Lanzarote, etc), radio, TV, redes sociales, etc.
Entre sus reconocimientos ha recibido 2 premios de la NASA, 5 premios de la ESA, la Placa de Honor de la Asociación Española de Científicos, premio de equipo sobre Habitabilidad Cuantitativa de la Academia de Ciencias de Cuba y premio de la Unión Árabe de Geociencias. A organização muito agradece a disponibilidade do Doutor Jesús Martínez-Frías em participar no painel de conferencistas do CIG2019.